Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Agenda de Eventos / Seminário: “Implantação da Escola do Legislativo no âmbito municipal”

Seminário: “Implantação da Escola do Legislativo no âmbito municipal”

por Admin publicado 03/06/2021 12h40, última modificação 03/06/2021 12h39
Expositoras convidadas: RUTH SCHMITZ DE CASTRO, Gerente geral da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e MACREIDY VALÉSIA BARBOSA CALDEIRA, Coordenadora das Comissões da Câmara Municipal de Montes Claros
17/06/2021
de 09h30 até 10h30
(Brazil/East / UTC-300)
Participantes
O seminário contará com a participação dos presidentes das câmaras municipais dos 86 municípios do Norte de Minas
Transmissão: TV Câmara Montes Claros, no canal 5.3, e pelo YouTube.
iCal

A Câmara Municipal de Montes Claros realizará, no dia 17 de junho, às 9h30, seminário virtual com  o tema “Implantação da Escola do Legislativo no âmbito municipal”, para orientar as câmaras municipais da região na implantação da escola do legislativo em seus municípios. A iniciativa faz parte da proposta da atual legislatura de promover a integração e o fortalecimento dos legislativos municipais da região.  O público poderá acompanhar os trabalhos pela TV Câmara Montes Claros, no canal 5.3, e pelo YouTube.

Escola do Legislativo

Criada em 1992 pela Assembleia de Minas, a Escola do Legislativo tem o objetivo de promover ações de capacitação e atualização de deputados e servidores, e formação técnica e política a diversos públicos externos, como agentes públicos, lideranças comunitárias e entidades, além dos demais cidadãos interessados na atuação do Legislativo.

Entre os trabalhos desenvolvidos, destacam-se os voltados para as câmaras municipais, que favorecem a interiorização das ações da Assembleia de Minas, e as iniciativas para o público jovem, especialmente estudantes de escolas públicas e privadas, com foco na formação política e na educação para a cidadania. São cursos, palestras, exposições, treinamentos e debates que divulgam conhecimentos sobre as funções legislativas e estimulam sua reflexão.

Em Montes Claros, a Escola do Legislativo foi criada em 2007, através da Lei nº 3.880.  Desde então, as ações desenvolvidas através da escola têm possibilitado compartilhar conhecimentos e experiências sobre boas práticas de formação e aperfeiçoamento profissional de servidores públicos; produzir conhecimento sobre o Poder Legislativo; multiplicar, por meio de parcerias, ações de capacitação e formação de servidores e de formação política e de educação para cidadania.

Em 2010, a Câmara Municipal de Montes Claros passou a realizar o Parlamento Jovem, um programa de iniciativa da ALMG voltado aos estudantes do ensino médio dos municípios mineiros, que cria a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.  Atualmente, a Câmara coordena o Polo Norte, que integra oito municípios: Montes Claros, Bonito de Minas, Botumirim, Francisco Sá, São João da Ponte, Pedra Azul, Montalvânia e Varzelândia.

Informações

Mais informações sobre o seminário podem ser obtidas na Escola do Legislativo de Montes Claros, pelo telefone (38) 3690-5400 - ramal 5455, ou pelo e-mail: escoladolegistivo@montesclaros.mg.leg.br