Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Agenda de Eventos / Reunião Especial em homenagem à Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior – FADENOR

Reunião Especial em homenagem à Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior – FADENOR

por adm publicado 19/02/2021 11h06, última modificação 19/02/2021 11h06
Quando
12/03/2021
de 10h00 até 12h00
(Brazil/East / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior - FADENOR, instituída em 1996, é uma fundação de direito privado, sem fins lucrativos e com personalidade jurídica própria, que realiza a gestão administrativo-financeira de projetos de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes e de outras instituições parceiras.

A idealização da Fadenor é resultado do empenho de um grupo de professores, liderado pelos saudosos professores José Geraldo de Freitas Drumond, Alfredo Dolabella Portela Filho; Marco Aurélio Durães Veloso e Antônio Jorge.

Referência no Estado em seu campo de atuação, a Fadenor presta serviços a instituições federais, estaduais e municipais, empresas e organizações privadas, universidades, organismos internacionais, e entidades representativas de diversos segmentos sociais. Por meio do seu setor de Projetos, se destaca na área da pesquisa, promovendo estudos básicos para conhecimento da realidade econômica e social das regiões em estudo; apoia o desenvolvimento organizacional e institucional público e privado; gerencia e executa pesquisas e projetos relacionados à cultura e meio ambiente, e atividades de extensão e apoio ao desenvolvimento de Montes Claros, dos municípios da região, e de toda Minas Gerais.

Dentre os projetos de interiorização do ensino, podemos destacar o Normal Superior e o Veredas, realizados em parceria com o Governo do Estado, que, juntos, favoreceram o desenvolvimento e a formação de profissionais da Educação, contribuindo para a melhoria da rede pública de ensino em mais de 200 municípios, nas regiões Norte, Noroeste, Central e Vales do Jequitinhonha e Mucuri. A proposta atendeu a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no momento em que habilita os professores para o Ensino Fundamental (1ª a 4ª série), com sólida formação acadêmica e técnica, centrada na competência intelectual, criatividade e construção de uma consciência profissional e política.

Além disso, a Fadenor, através do seu setor de Concursos Técnicos (COTEC), realizou mais de 600 concursos públicos e processos seletivos, com aproximadamente dois milhões de candidatos participantes e um histórico de alto grau de eficiência na execução de todos os processos realizados. A sua comissão é composta por professores, mestres e doutores da Universidade, com vasta experiência profissional e destaque em suas respectivas áreas de atuação, com importante papel de contribuir para uma seleção transparente e isonômica entre os candidatos.

Detentora da concessão pública da Rádio Universitária Unimontes 101,1 FM, uma das poucas emissoras na cidade com propósito educativo e cultural, que combina uma programação musical de qualidade com sucessos regional, nacional e internacional e informação para promover mudanças de atitude.

Ao longo de seus 25 anos de existência, a Fadenor cumpre a proposta de integração regional da Unimontes, e se coloca como um instrumento capaz de multiplicar as possibilidades aos indivíduos ascenderem à posição de sujeitos e, consequentemente, de cidadãos.

É nessa dimensão que a Fadenor cumpres suas finalidades e ao apoia os processos de interação e difusão do conhecimento, contribuindo para o fortalecimento do relacionamento e desenvolvimento do ensino regional e nacional.

Mídias Sociais

Facebook   Youtube

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo