Câmara de Vereadores promove três eventos na próxima semana
Por Stênio Aguiar
A Câmara Municipal de Montes Claros realiza na próxima quarta-feira (3), audiência pública para discutir sobre a revitalização da praça Doutor João Alves e ações de segurança no entorno da Escola Estadual Gonçalves Chaves. A audiência é uma solicitação da vereadora Julinha da Pastoral (Podemos).
De iniciativa da Comissão de Meio Ambiente, presidida pelo vereador Cláudio Rodrigues, será realizada na quinta-feira (4), às 7h45, a audiência pública para debater sobre a perturbação por poluição sonora e a ocupação de espaços públicos/calçadas por bares em Montes Claros.
De acordo com o parlamentar, a audiência surgiu a partir de uma solicitação de moradores dos bairros São Luiz e Morada do Sol, São José e do entorno da Praça da Matriz que questionam o som alto nos bares e restaurantes, bem com a ocupação da calçada com cadeiras, o que dificulta a mobilidade dos pedestres. “Nesses bairros, tradicionalmente, residem muitas pessoas idosos, e essa audiência visa encontrar soluções para que a população e o segmento de bares e restaurantes possam conviver de maneira harmônica”, destaca Cláudio Rodrigues.
Fechando a semana, na sexta-feira (5), às 19 horas, será realizada sessão especial de entrega do Título de Cidadão Benemérito de Montes Claros ao pastor Cleipison Alves da Silva. A sessão é uma proposição do vereador Edmilson Bispo (PSD).
ORDEM DO DIA
Na próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores, na terça-feira (2/5), serão votados três Projetos de Lei, sendo dois do Executivo. Um, que institui o Conselho Municipal de Segurança Pública (Comseg). O órgão, que será composto por 15 integrantes das forças de segurança, do município e da sociedade civil, irá assessorar o Poder Executivo nas questões relativas à segurança pública, à prevenção e combate à violência e à criminalidade. O outro é o Projeto de Lei Complementar (nº9/2023), que prevê a extinção do Instituto Municipal de Desenvolvimento Urbano Randhall Juliano Maia Almeida (IMD).
O outro projeto na pauta de votação é o do segundo-secretário da Mesa Diretora, vereador Wilton Dias, que concede Título de Cidadão Benemérito ao procurador-geral de Montes Claros, Otávio Batista Rocha Machado.